Blog:
Voltar | FundoA historia do hacker Joe Stack e o IRS.
Fri, Mar 15 2019 0:00h - by eksffa
(publicado originalmente em 15/02/2019 no HFL Zine; publicado em 19/02/2019 no A31 HS, facebook e lista de discussão).
Há 9 anos atrás, 2010, em um protesto contra impostos, Joseph Stack jogou seu avião contra um centro de arrecadação da receita federal americana (IRS) em Austin, Texas.
Stack nasceu na Pensilvânia em 1956, era engenheiro da computação, hacker (fazia testes de segurança, precursor da atividade de PenTester como conhecemos hoje) e empreendedor. Tinha orgulho de ser independente em diversos aspectos de sua vida e não dependia do estado ou nenhuma grande empresa para pagar suas contas.
Até aprendeu a voar seu pequeno avião de forma independente e o usava para reuniões de negócios em diversas cidades pelo país.
Mas em 1986 o IRS revisou o código de tributação que se aplicava a profissão de Joseph, trabalhadores de tecnologia da informação, o que faria ele trabalhar mais pra pagar mais impostos e ter um lucro anual menor.
Como empreendedor, isso afetou sua vida profissional e pessoal e o levou ao divórcio. Com a bolha imobiliária e a bolha das empresas ponto-Com, somados ao aumento de impostos, Stack comprometeu boa parte de suas economias para aposentadoria.
Stack ficou ainda mais radical, e sua revolta alcançou um outro nível quando ele notou que o governo democrata de Bill Clinton passou a taxar também empresas quebradas, dentro do prazo pra se recuperarem.
Depois de 20 anos de indignação, a gota d’água veio quando a receita federal resolveu auditar a nova esposa de Joe, Sheryl, que em 2009 lucrou meros 12.700 dólares anuais.
No dia do ataque, Joe publicou um manifesto de 3200 palavras no website de sua empresa explicando como as coisas chegaram a esse ponto e porque o tax code do IRS para sua profissão era especialmente cruel, abusivo e tirano, levando empresários como ele a se tornarem meros funcionários de grandes empresas que tinham privilégios de taxação e descontos especial, reduzindo-os de empreendedores à funcionarios ou empreendedores falidos ou ainda devedores (criminosos) da receita.
Na manhã do ataque, Joe colocou fogo em sua casa. O benefício do seguro era pra sua esposa, ex-esposa e filhos. Em seguida foi pro hangar, onde seu avião monomotor do tipo Piper Dakota estava, ele hackeou o avião e fez modificações no tanque de forma a armazenar mais combustível e gerar uma explosão consistentemente maior. As 9:45 Joe iniciou um voo legal autorizado pela torre, com destino a região sul de Austin. Mesmo considerando que Austin tinha um centro de arrecadação da receita federal maior, ele se deslocou especificamente para o Echelon 1, que realizada auditoria, investigações e cobrança sumária. Ou seja o escritório responsável por tomar casas e deixar famílias na rua por não pagar imposto. Que tomava carros e fechava empresas de pessoas e famílias com dívida ativa. Que executava impostos devidos à hipotecas e impostos residenciais, deixando famílias sem teto.
Por volta das 10 da manhã Joe bateu seu avião no prédio da receita federal, a explosão criou uma enorme bola de fogo, espalhando chamas. O gerente da receita federal, Vernon Hunter foi morto, sua mesa era próxima a janela exata que Joe mirou seu avião. Era Hunter que assinava cada ordem de execução sumária fiscal. Outras 13 pessoas se feriram.
Após o ataque, a mídia tentou associar Joe ao novo Tea Party Movement, mas investigações demonstraram que Joe não tinha relação alguma com o grupo e nunca foi visto como um conservador. Não havia motivação política, anti-democrata. Apenas indignação contra impostos.
A mídia entrevistou sua filha adulta, Samantha Bell que declarou que seu pai era um herói!
Depois, devido a controvérsia gerada por sua declaração, já que houveram vítimas, ela condenou apenas a violência mas não cedeu à pressão e reforçou a posição que seu pai acreditava e desejada o melhor pra cada americano roubado dia após dia ao ter que pagar impostos de forma covardemente coercitiva. E desejou que os americanos cedo ou tarde aprenderiam o que seu pai tentou ensinar.
Os republicanos tentaram usar a história de Joe para promover uma discussão relevante sobre a reforma fiscal, mas o senado ignorou. Ao contrário, naquele ano ao invés de discutir, a receita federal se aproveitou e gastou 30 milhões de dólares em dinheiro do contribuinte com a desculpa de melhorar a segurança dos escritórios de arrecadação.
Depois disso, indignada, Samantha deixou os EUA.
Os americanos se referem ao período de 1 de Janeiro a 14 de Abril de “tax season” ou temporada de impostos, onde eles preparam seu imposto de renda e pagam a receita federal (IRS).
O dia 18 de Fev será sempre conhecido como o dia em que um americano cansou de ter sua liberdade e propriedade agredidos impiedosamente, e resolveu dar o troco.
As iniciativas Liberty Nerds Community (LNC), Hackers for Liberty (HFL) e o Area31 HackerSpace reconhecem a importância, os motivos e a coragem de Joe.
Imposto é roubo. Hack the State! Eliminate the state! We wanna be state free. Make it stateless! No statefull inspection, no state inspection at all. Make it stateless!!
Hacker Joe, engenheiro de computação, você se destacou em sua classe profissional. Hoje brindamos em reconhecimento à suas motivações e coragem de se opor à injusta agressão estatal sofrida!
(By Patrick Tracanelli, HFL Team Six)
[Referências]
Joe Stack’s Manifesto & Notícias:
(https://www.businessinsider.com/joseph-andrew-stacks-insane…)
(http://www.thesmokinggun.com/…/plane-crash-suspects-online-… )
(https://www.csmonitor.com/USA/2010/0218/Who-is-Joe-Stack )
(https://video.foxnews.com/v/4024706/who-was-joseph-stack )
(http://www.nbcnews.com/…/some-attack-irs-office-made-pilot…/ )
Comentarios [+/-]