Blog:
Voltar | FundoKilldozer: 15 anos do lendário ato agorista.
Mon, Jun 4 2018 0:12h - by eksffa
(publicado originalmente em 04/06/2018 no HFL Zine; publicado novamente em 04/06/2019 no A31 HS, facebook e no Principled Libertarian).
Hoje, 04/Jun, é o aniversário de 15 anos do famoso ato agorista libertário lendário, conhecido como Killdozer, ocorrido em 2004.
Tudo começou quando os parasitas do estado, em específico agentes de zoneamento da prefeitura de cidade de Granby no estado do Colorado, EUA, decidiram negar a petição de Marvin Heemeyer contra um projeto de desapropriação que destruiria o acesso à sua propriedade, uma pequena loja de reparos onde consertava escapamentos em benefício de uma fábrica de concreto e reciclava equipamentos de informática que doava à igreja mórmon de comunidades locais, no ano de 2001.
Marvin Heemeyer, morador no local desde 1992, chegou ao limite após muito tempo de luta contra o conselho de zoneamento e na tentativa de deslegitimar a desapropriação de parte de sua propriedade, e tomou uma decisão heróica e desesperada: hackear e modificar seu Komatsu D355A bulldozer com chapas de aço reforçado com concreto e levar a luta até os parasitas do estado.
Começando sua obra em meados de 2003, essa blindagem composta de aço e concreto o isolava completamente, possuía portas para uso de seu armamento, um total de quatro fuzis e um lança foguetes tipo RPG controlados remotamente por um computador central a bordo da máquina, tal blindagem caseira foi aplicada em seu Bulldozer e Heemeyer foi selado dentro de seu tanque: era uma viagem sem volta.
Marvin partiu para cima da cidade sem dó, destruindo 13 prédios e causando um prejuízo de 7 milhões de dólares no fatídico dia 04/06/2004. Seu Killdozer era imune a armamentos pequenos, e resistente à explosivos, então todas as tentativas das autoridades em parar a máquina, falharam. Heemeyer destruiu diversos locais conectados de alguma forma com o comitê de zoneamento. Nunca disparou contra pessoas ou propriedades privadas, todas as ações foram cuidadosamente contra prédios e propriedades do estado do Coloroado.
A destruição foi tanta, que a Guarda Nacional então planejou até mesmo chamar helicópteros Apache com mísseis anti-blindados, o que teria acontecido, se Heemeyer não tivesse ficado com o Killdozer com a lagarta presa em um sótão de uma loja enquanto a destruia.
Marvin Heemeyer, sem ter para onde correr então cometeu suicídio com sua escopeta.
A decisão final das autoridades foi sucatear o fatídico Killdozer e enterrar sua história, ele foi desmontado em diversos pedaços que foram distribuídos de forma sigilosa por diversos depósitos de sucata, a fim de impedir que possíveis admiradores pegassem algum pedaço.
Desde então o Killdozer e Marvin já apareceram em mais de 23 jogos de video-game, como bônus, personagem secreto ou parte do enredo do gameplay, além de referências em 9 filmes, 12 livros e 9 aparições em quadrinhos, inclusive Batman #235, em que o vigilante noturno observa a ação e decide não intervir, o homem morcego pensa que "por hora, não há motivo para intervir, não vejo nada errado nas ações desse motorista".
Bebam e brindem hoje em homenagem ao herói agorista e sua criação!
(Patrick Tracanelli, Hackers for Liberty Team Six)
Comentarios [+/-]